[ << ] [ >> ]           [Top] [Contents] [Índice] [ ? ]

22. Resolvendo problemas


22.1 Reportando erros

Quando você encontra um erro ("bug"), a primeira coisa a fazer é ir para http://bugs.cinelerra.org e checar se ele já não foi reportado. Se não há um reporte para o erro que você notou, você pode preencher um relatório de erro. Abra uma conta em http://bugs.cinelerra.org caso você ainda não a tenha. Então, preencha o reporte de erros, incluindo a seguinte informação:

Não exite em anexar qualquer arquivo que você acha que tenha relevância, como uma captura de tela por exemplo. A saída gdb é mais útil quando o Cinelerra é compilado com símbolos de depuração. Veja See section Compilando com símbolos de depuração, para instruções de compilação.

Além disso, se o erro que você notou estiver relacionado a um problema de carregar um arquivo específico no Cinelerra-CV, fazer um upload de uma pequena amostra de tal arquivo na internet pode ser bem útil. Isso permitiria a outras pessoas consertando erros tentar carregar aquele arquivo no Cinelerra e ver o que acontece.


22.2 A reprodução não pára

Se a reprodução das trilhas de áudio não parar na linha do tempo e continuar após o final do vídeo, vá para Configurações -> Preferências -> Reprodução e clique na caixinha do Parar travamento de reprodução. Esta caixinha é mostrada apenas se você configurou o ALSA como driver de áudio.


22.3 Paus do driver Buz

Primeiro, placas de captura Zoran devem ser acessadas usando o driver de vídeo Buz em Preferências->Gravação e Preferências->Reprodução. Alguns ajustes de performance estão disponíveis em outra seção. See section Melhorando a performance.

Uma vez ajustado, o driver Buz parece dar pau se o número de buffers de gravação for muito alto. Faça com que ele esteja abaixo de 10 em Preferências->Gravação->Quadros para bufferizar no dispositivo.


22.4 Arrastar bordas de edição não funciona

Às vezes haverá dois blocos de edição bem juntos um do outro. A borda de edição selecionada para ser arrastada pode ser próxima ao bloco buscado em um bloco muito pequeno para ver no nível de aproximação atual. Aproxime horizontalmente.


22.5 Travando quando arquivos estão sendo carregados

O maior motivo de travamentos quando se carrega arquivos é porque o codec não é suportado. Um outro motivo é que o Cinelerra está construindo ícones ("picons") para a Janela de Recursos. Se você carregar um número alto de imagens, será necessário descomprimir cada única imagem para construir um ícone ("picon"). Vá para configurações->preferências->interface e desabilite Usar miniaturas na janela de recursos para pular este processo.


22.6 Sincronia perdida quando capturando arquivos

Se a taxa de quadros da gravação for muito mais baixa que a taxa de quadros da fonte, o vídeo acumulará buffers de gravação com o tempo enquanto o áudio e o vídeo ficarão bem fora de sincronia. Diminua o número de quadros para bufferizar no dispositivo em preferências->gravação de modo que os quadros excedentes sejam pulados ("dropped") ao invés de bufferizados.


22.7 Aplicar gama seguido do desfocar não funciona

O efeito gama usa a função 'pow' enquanto o desfocar usa um número de funções 'exp' na biblioteca matemática. Por alguma razão, usar a função 'pow' quebra chamadas seguintes para as funções 'exp' na biblioteca matemática. Você deve aplicar o gama após o desfocar para fazê-los funcionar.


22.8 Cópia e Cola de seleções de trilha não funcionam na Linha do Tempo

Se você estiver usando a aplicação KDE Klipper, ou desabilite-a ou clique com o botão direito em seu ícone na barra de taregas, selecione Configure Klipper e assegure-se que o Prevent empty clipboard não esteja selecionado.


22.9 Cinelerra dá pau freqüente

Faça uma instalação limpa. Assegure-se que você não possui bibliotecas de instalações anteriores. Apague o seu diretório `$HOME/.bcast/' também.
rm -f /usr/local/lib/libguicast*
rm -f /usr/lib/libguicast*
rm -f /usr/local/lib/libquicktimehv*
rm -f /usr/lib/libquicktimehv*
rm -f /usr/local/lib/libmpeg3hv*
rm -f /usr/lib/libmpeg3hv*


22.10 Tema Blond não encontrado

Se a seguinte mensagem de erro aparecer: Aborted, MWindow::init_theme: Theme Blond not found, então:


[ << ] [ >> ]           [Top] [Contents] [Índice] [ ? ]

This document was generated by Raffaella Traniello on Maio, 30 2008 using texi2html 1.76.